Metapneumovírus

metapneumovírus

O metapneumovírus humano (HMPV) está causando preocupação na China pelo aumento inesperado de casos, principalmente entre crianças; no mundo, o temor gira em torno da possibilidade do surgimento de uma nova pandemia, como a vista entre 2020 e 2023.

⭕️ Para a OMS, no entanto, o metapneumovírus não representa uma “nova ameaça”.
Conhecido desde 2001, o vírus é considerado relativamente comum, com sintomas que tendem a ser leves, com tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante; em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

⭕️ O principal alerta, agora, é para o aumento de casos, que pode indicar uma possível mutação no vírus, tornando-o mais contagioso. Ainda assim, não há nada que indique uma possível nova pandemia por HMPV, e o escritório da OMS na China permanece monitorando os casos que, segundo autoridades locais, permanecem mais baixos do que há um ano atrás.

Para o médico belga e especialista Hans Kluge, a melhor forma de prevenir qualquer tipo de risco de saúde pública é investir em sistemas e serviços robustos de saúde.

🔍 Fonte: CNN, acesso em 08/01/2025
📸 Imagem: Reprodução | CNN

×