
A forma de pagamento mais popular entre os brasileiros vai ganhar uma nova funcionalidade ainda esta semana. Segundo o Banco Central (BC), a nova opção permitirá efetuar pagamentos via Pix simplesmente aproximando o celular da máquina de cartão, como já ocorre com os cartões de débito e crédito que funcionam por aproximação.
A nova ferramenta possibilitará que o cliente execute o pagamento sem a necessidade de abrir aplicativos de banco ou instituições financeiras, além de possibilitar que o Pix seja incluído nas carteiras digitais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, por exemplo.
⭕A novidade passará a valer na sexta-feira, 28, e estará disponível inicialmente para usuários de Android e produtos Google “que tenham conta em instituições detentoras de contas de clientes participantes do Open Finance”, segundo o BC.
O valor máximo para transações por aproximação será de R$500,00, podendo ser reduzido ou personalizado pelo cliente.
A disponibilidade da função é facultativa para instituições financeiras e provedores de maquininhas, o cliente precisará entrar em contato com a instituição para verificar a disponibilidade no aplicativo.
As outras formas de pagamento via Pix, como QR Code e Chaves, continuarão funcionando.
⭕Para ativar o Pix por aproximação na carteira digital, o usuário deverá vincular sua conta na carteira e confirmar a autorização no aplicativo da instituição financeira, em um processo parecido com o que é feito com cartões de pagamento.
Para pagar, basta selecionar a opção de pagamento via Pix, aproximar o celular, revisar as informações do pagamento e confirmar.
⭕O projeto-piloto do Pix por aproximação começou a ser implantado ainda em outubro de 2024, liberado de maneira gradual em estabelecimentos comerciais previamente habilitados em Brasília e em São Paulo, e apenas para maquininhas da Cielo.