Revolta das máquinas!?

Imagem do WhatsApp de 2025-02-28 à(s) 18.38.01_d097021d

A inteligência artificial chegou para revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia. Graças aos assistentes como o ChatGPT, ficou muito mais fácil escrever textos, formular artigos e solicitar informações, por exemplo. E, embora seja difícil viver sem essa praticidade, para algumas pessoas a ideia de uma revolta das máquinas não está tão longe assim da realidade.

⭕Foi isso o que uma pesquisa recente com mais de 1000 pessoas apontou. O estudo foi realizado pela editora da TechRadar, Future, e abordou pessoas dos EUA e Reino Unido, e revelou algo curioso: mais de 80% dos entrevistados consideram normal dizer “por favor” e “obrigado” ao interagirem com ferramentas de IA. E algumas fazem isso por medo!

⭕Para muitos entrevistados, é simplesmente normal ser educado nas interações.
Outra parcela ainda acredita que ser polido nos prompts ajuda a obter resultados mais precisos e úteis. Essa ideia é corroborada por um estudo publicado pela Forbes, que apontou que comandos educados são interpretados de forma mais eficiente pelas IA’s e podem resultar em uma performance até 30% melhor para algumas tarefas.

⭕ Mas um grupo significativo dos entrevistados (18% nos EUA e 17% no Reino Unido) acredita que ser educado com a IA pode ajudar a evitar problemas no futuro, caso ela se torne “autônoma demais” e acabe se revoltando com a humanidade em algum momento.

Esse cenário é muito parecido com o que vemos nos filmes de ficção científica que abordam a questão da Inteligência Artificial. E, nesses cenários, não é raro que um personagem seja poupado por ter tratado bem as máquinas.

Ainda é cedo para dizer se uma revolta das máquinas realmente nos aguarda, ou se fará diferença ter dito "por favor" e "obrigado", mas o ChatGPT tem uma opinião formada sobre o assunto:
🌐“Como uma IA, não preciso de polidez porque não tenho sentimentos ou emoções. Mas acho interessante que as pessoas geralmente são educadas, mesmo quando estão falando com uma máquina. Isso torna a interação mais agradável para a maioria das pessoas e pode realmente levar a melhores resultados em alguns casos, já que pedidos educados geralmente são formulados de forma mais precisa.”

E você, é educado com a IA, ou prefere uma abordagem mais objetiva?

×