
O Ano Novo Lunar chegou, trazendo consigo a maior celebração do calendário chinês, com um feriado que pode durar até 15 dias e um enorme fluxo interno de pessoas. Neste período, trens e aeroportos tendem a ficar lotados, com milhões de pessoas aproveitando a ocasião para viajar e visitar familiares em outras partes do país, geralmente no interior.
Os chineses baseiam seu calendário nos ciclos lunares; ao invés dos 365 dias que marcam o ano, a virada ocorre cada vez que a lua completa doze ciclos, e pode variar de ano para ano. A cada ano, é celebrado um dos doze animais do zodíaco chinês, seguindo uma ordem específica: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
⭕ Agora, em 2025, entramos no ano da Cobra, animal visto como símbolo de sabedoria, mistério e transformação, e é favorável ao autodesenvolvimento, renascimento, crescimento e transformação pessoal, simbolizada pela troca de pele da serpente.
A professora Yuan Aiping, diretora da Escola Chinesa Internacional (ECI), no Rio de Janeiro, comenta que o Ano da Serpente possui um "significado cultural e simbólico profundo".
"As serpentes são ágeis e observadoras, sempre prontas para agir no momento certo. Esse ano pode favorecer a tomada de decisões estratégicas e uma abordagem mais calculada da vida."
Este animal está ligado à sabedoria e intuição, inteligência e pensamento estratégico. Também é símbolo de boa sorte e riqueza, especialmente nos negócios e investimentos. Representando uma personalidade carismática e reservada, a serpente também está ligada ao mistério e ao charme.
⭕ O Ano Novo Lunar, ou Festival da Primavera, é celebrado por várias culturas orientais como um momento de tradição e renovação, propício para a visita a templos e locais sagrados.