“Irritado, Furioso…”

Imagem do WhatsApp de 2025-03-31 à(s) 18.08.43_befb0025

Depois de semanas tentando negociar um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, Donald Trump parece ter perdido a paciência com o presidente russo. Em entrevista à NBC News no último domingo, 30, Trump se disse “furioso” e “muito irritado” com Putin por ter atacado a credibilidade de Zelensky.

⭕Até então, a proximidade da relação entre os líderes da Rússia e EUA vinha preocupando lideranças europeias, que temiam um cessar-fogo desfavorável à Ucrânia apoiado pelos Estados Unidos. Trump havia atendido a diversas exigências russas, ao mesmo tempo em que exigiu muitas concessões ucranianas, sinalizando seu alinhamento político com o Kremlin.

Mas, mesmo depois de promessas de Trump de acabar com a guerra na Ucrânia e as diversas tentativas de formalizar um acordo, o máximo atingido foi um cessar-fogo na região do Mar Negro, que banha os dois países.

⭕Putin chegou a apontar que a Ucrânia deveria ser posta sob controle das Nações Unidas, o que enfureceu Trump, que ameaçou atacar ainda mais a economia russa com tarifas de 25% sobre o petróleo russo e tarifas adicionais de até 50% para produtos vendidos por países que ainda compram petróleo da Rússia.

Segundo o presidente americano, “isso é perigoso para todos – e deve haver uma resposta apropriada dos Estados Unidos, Europa e de todos os nossos parceiros globais que buscam a paz”.

⭕Na mesma entrevista, Trump ainda afirmou que não descartava a ideia de concorrer a um terceiro mandato na Casa Branca, embora a Constituição do país proíba tal situação.

×