
O feriado de Carnaval é um período em que muitas pessoas aproveitam para se reunir ou viajar, tornando-se mais propensas ao risco de infecção pela COVID-19; os casos registrados tendem a aumentar drasticamente nos dias que se seguem ao feriado.
⭕ Vale lembrar que o período de incubação da doença é de até 14 dias e que a doença é transmissível até 48 horas antes do início dos sintomas. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar a propagação da Covid-19.
1. Evite contato com pessoas sensíveis. Não é recomendável visitar bebês recém-nascidos, idosos, pessoas com imunossupressão ou comorbidades, que são muito mais suscetíveis a quadros mais graves da Covid-19. Antes da visita, é importante ter certeza de que está saudável (e não apenas “sem sintomas”).
2. Se você estiver se sentindo mal ou apresentar sintomas como febre, tosse, dor de cabeça ou fadiga, é importante procurar um médico o mais rápido possível.
3. Mesmo que você não esteja apresentando sintomas, é importante manter a distância social de pelo menos 1 metro das outras pessoas para evitar a propagação do vírus.
4. A máscara é uma das melhores formas de prevenir a propagação do vírus. Use-a sempre que estiver em público ou em áreas fechadas.
5. A higiene das mãos é fundamental para prevenir a propagação do vírus. Lave as mãos com sabão e água quente por pelo menos 20 segundos, especialmente após tocar superfícies ou objetos que possam estar contaminados.
6. Evite aglomerações: Evite áreas com grande concentração de pessoas, como shoppings, cinemas ou restaurantes lotados.
7. Limpe e desinfete regularmente superfícies e objetos que possam estar contaminados, como maçanetas, interruptores e teclados.
8. Se você apresentar sintomas graves ou se sentir mal, procure um médico o mais rápido possível.
9. Use repelentes e venenos contra pernilongos. A Covid-19 não é transmissível por insetos, mas a dengue é; quando as duas doenças ocorrem simultaneamente, os quadros podem tendem a ser muito mais graves.
⭕Lembre-se: A prevenção é a melhor forma de evitar a propagação da COVID-19. Tomando esses cuidados, você pode ajudar a proteger a si mesmo e aos outros.